Marcelo Hide
Fotografia"Fotografia, para mim, é mais do que capturar imagens — é dar vida a histórias, eternizar momentos que muitas vezes passam despercebidos e revelar a beleza, a emoção e a verdade por trás de cada cena. É com as lentes que encontro voz para o que precisa ser recordado ."
Marcelo Hideyuki Date – Fotógrafo e Fotojornalista Internacional
Hoje, sou correspondente cobrindo toda a Ásia para a agência de notícias fotográficas Fotospublicas.com, CEO do estúdio Marcelo Hide Fotografia e professor de cursos de fotografia básico e avançado, formando novos profissionais e compartilhando minha experiência de mais de três décadas.
Minha trajetória consolidou-se como uma referência em fotografia, unindo técnica, sensibilidade e domínio absoluto da imagem. Minha atuação transita entre o fotojornalismo, a fotografia documental, a moda, o estúdio e as produções externas, sempre com o compromisso de contar histórias autênticas e impactantes.
Ao longo da carreira, trabalhei no jornal O Estado de S. Paulo, onde registrei momentos históricos, incluindo a visita do presidente norte-americano Bill Clinton ao Brasil, com uma fotografia icônica feita no Memorial da América Latina. Minhas imagens também foram publicadas em veículos como Folha de S. Paulo, O Globo, Lance, O Dia, além de revistas como Veja, Isto É, Caras, Época e Pais & Filhos. Em 2020, minha série “Limpeza nas Escolas Japonesas”passou a ilustrar livros do ensino público no Brasil.
Em 2019, fui contratado pelo Palácio do Governo do Estado de São Paulo como fotógrafo particular do então governador João Doria, durante visita oficial de dez dias ao Japão. Em 2025, tornei-me o único jornalista e repórter fotográfico residente no Japão credenciado a acompanhar a visita de Estado do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sendo recebido pelo Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako no Palácio Imperial Japonês, bem como pelo Primeiro-Ministro Shigeru Ishiba no Palácio Akasaka, em Tóquio.
Hoje, meu foco está em aprofundar o registro documental e jornalístico, explorando as histórias invisíveis e a dimensão humana por trás de cada imagem — sempre com profissionalismo, autoridade e paixão pela fotografia.